Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Evolução Tecnológica


                                                                  Contribuição incontrolada

A tecnologia vem evoluindo de maneira incomparável no planeta. Pois, sua maior característica é crescer e abranger todos os setores existentes das nações. Tornando-a cada dia a maior concorrente de todos os tempos, uma vez que a mesma tem usufruído de papeis quase absolutos na vida do ser humano. Ocupando um espaço difícil de ser invadido por outra área que se possa imaginar, pois a mesma esta presente a todos os lados e lugares.
Sobretudo, tornado a vida do ser humano mais fácil de ser administrada, pois os mesmos se acomodam ao fato desse desfruto vicioso. Uma vez que a invenção se responsabiliza por atos que outrora era de seus feitios. Contudo, à base dessa elevação cibernética, o mundo se encaminha a um patamar onde é preciso acompanhá-la para sobreviver, pois a própria tem mostrado ao longo dos séculos o porquê de sua contribuição na vida humana.
Períodos de marcos nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos como no caso de Roma que já produzia seus armamentos como espadas, lanças e as Neurobalísticas; a incrementação do telescópio por Galileu Galilei para o estudo das estrelas e os planetas; Portugal com seus investimentos em melhores navegações marítimas (Escola de Sagres); a Inglaterra que foi uma das pioneiras no transporte de maquinufaturas para o território brasileiro quando ocupado pelos portugueses no período colonial; os Estados unidos, que enriquecia em maiores proporções através da venda de armamentos bélicos e  modernos,  no período da 1ª e 2ª guerra mundial, o que preconizou indiretamente em evolução técnico-científico para a época.
Isto é, industrialização e a tecnologia se ampliam de modo assustador, inovando, renovando e evoluindo a todo instante, disputando o espaço somente consigo mesma. Como no caso dos computadores que, outrora, eram máquinas gigantescas usadas no período das guerras, hoje tornaram-se máquinas muito mais poderosas e miniaturalizadas ao ponto de serem carregadas para todos os lugares. Os aviões que se tornaram maiores e mais seguros; os carros que ganham o mercado em termos de conforto e tecnologia, dentre muitos outros, destacando uma das maiores invenções ocorridas em todos os tempos – a internet; que através de um clic é possível interligar o homem e o mundo dentro da rede, deslocando-o de um trecho a outro em frações de milissegundos e o informando sob todos os acontecimentos no planeta.
Contudo, a tecnologia é dona de poderes miraculosos que se solidificam a vida dos seres humanos, tornando-os seus aliados. Pois há sem via das dúvidas uma grande necessidade em aderir esses apetrechos e dar seguimento a essa modernização. Sobretudo, vivendo e contribuindo para com um  planeta rico em informações, porém pobre em saúde. Esquecendo-os que a vida precisa continuar de modo a não viver sob uma escravidão tecnológica, pois a saúde de muitos pagaram um preço alto por ocupá-la por inteiro em suas vidas. Uma vez que a falta de cuidados emocionais, psicológicos, relacionais, familiares, físicos cederam de vez aos caprichos dessa epidemia, transformando-os em meros loucos, doentes e problemáticos.
Portanto, para viver sob a evolução em um mundo cibernético, é preciso tomar certos cuidados através de limites traçados, para contribuir não só em termos tecnológicos, como também em saúde. 

"Ontem o homem corria o risco de ser escravo, amanhã de ser um robô" - Eric Troom

Um comentário: