Páginas

Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desemprego



Será que a preparação é o suficiente?

Conhecido como um dos principais fatores responsáveis por grande parte dos sofrimentos em dadas nações; o desemprego se eleva ao ponto de desanimar a muitos. Uma vez que o seu crescimento distancia a cada dia muitos de conseguirem o que tanto sonham; trabalhar em pró de suas necessidades para viver.
A nação, por sua vez, sofre de maneira triste ao ver que as dificuldades aumentam de forma agressiva para os tais que padecem dessa necessidade. Pois milhares vivem na miséria por falta do mesmo. No entanto, o país através da política, costuma comemorar índices de crescimentos de empregos em estatísticas comparativas aos anos anteriores. Porém, mesmo com o aumento das indústrias, setores da construção civil, empresas tecnológicas, entre outros. É sabido que os tais são importantes para o desenvolvimento do trabalho, no entanto, é reconhecido que o mercado de trabalho é competitivo e exige ao mínimo a profissionalização de seus procuradores. Pois para assumirem tais postos precisa-se ser conhecedor das funções.
Em verdade isso é muito importante para a expansão profissional através de mão de obra qualificada, sobretudo, a viver sob disputas a uma vaga no mercado de trabalho que, por sua vez, é muito competitivo. Uma vez que, jovens disputam essa batalha com senhores desempregados facilitando assim o que seria o primeiro emprego para uns, enquanto para outros uma luta a busca da sobrevivência de suas criações. Pois, muitas empresas hoje em dia não só exigem uma especialização, mas também apostam na idade – no futuro do país através de seus jovens. Ou seja, não obstante, o pai de família precisa ultrapassar mais essa barreira; a barreira da juventude.
Portanto, é de suma importância que os jovens atuem no mercado renovando e inovando, pois as necessidades de empregabilidade se direcionam a todos independente das idades. Pois cursos federais são oferecidos a cidades com números de habitantes proporcionais à sua estrutura. Mas onde mais há profissionais, maior a concorrência no mercado de trabalho, no entanto, assim é o patamar da vida; viver em meio as disputas, pois muitos são os desempregados que procuram a todo instante uma vaga e não a encontram mesmo com suas formações profissionais as dificuldades são seus maiores obstáculos.
Pois como se não bastassem os resultados negativos de dias corridos, ainda há uma das maiores barreiras que por toda vida ocorreu e jamais deixará de ocorrer, que são os chamados apadrinhamentos, nepotismos, amizades etc. Que são responsáveis por grande parte dos esperdícios de profissionais que atuariam no mercado através do conhecimento técnico, em vez da amizade ou preferência política para outrem que nada conhece a respeito da função a qual foi destinado. Porém é da família ou amigo!
  Contudo, mesmo sabendo das disputas no mercado, essas são estatísticas sob áreas que possuem ao mínimo o direito de muitos conseguirem uma profissão. Mas, e aqueles setores mais carentes considerados praticamente como esquecidos, onde muitos passam grandes necessidades de sustento, sem terem nem mesmo o que comer como; mães que colocam seus filhos para dormirem todos os dias mais cedo a fim de lhes enganarem o estômago; crianças que passam meia parte dos dias na escola não por estarem interessados em conhecimentos, mas em um minúsculo prato de comida, que por sua vez, não é o bastante para manterem suas forças em dias. Isso sem contar com os vários aspectos existentes e formadores da miséria em vários trechos existentes.
Pois portas não se abrem, políticas enriquecidas não atuam como deveriam através da obrigação que têm, tornando esse quadro mais absurdo do que já é. Entretanto, muitos enriquecem, enquanto outros padecem por um simples prato de comida. 
Como pode viver as crianças de uma nação que não tem condições nem de se alimentarem, quanto mais de estudarem?Infelizmente nem todos conseguem virar grandes jogadores de futebol.
Contudo, há quem consiga através da coragem, mesmo em meio às dificuldades de abrirem seus próprios negócios. Porém, nem sempre isso poderá garanti-los o futuro, pois sabe-se que para o andamento de um empreendimento é preciso ir além da coragem, mas possuir modos de investimentos para sobreviver aos altos preços de mercadorias ou os absurdos juros adjuntos aos empréstimos e financiamentos. Isso quando consegue-se alguma coisa, pois tudo na vida é um risco; há quem ganhe, como também quem perca mais o que antes possuía.
Sobretudo, a informalidade aumenta ainda mais, impedindo milhares de contribuírem aos órgãos do governo como (INSS), no que seria a garantia de uma futura aposentadoria, mesmo que pouca, porém, uma aposentadoria. E vivem todos os dias tentando, mas sem saberem se o amanhar lhes será propício ou não. Preocupados, estressados, adquirindo problemas financeiros, psicológicos, emocionais e até relacionais, uma vez que as contas chegam, porém o dinheiro não aparece. Vivendo todos os dias sob o princípio da dúvida.
Portanto, é preciso que a conscientização seja  verídica por grande parte da nação, e que a atuação vá além das palavras, pois muitos precisam não só se especializarem para aderirem os conhecimentos necessários para buscar uma vaga no mercado de trabalho, mas também das ações dos que as oferecem em troca de “algo”. Pois nada vem de graça ou do acaso, nessa vida tudo tem o seu preço.  
Se muitos “príncipes” que esbanjam riquezas vivessem tão-somente um dia de “plebeu” na falta de luxo, ao lado da verdadeira miséria. Saberia que a mesma vai bem mais além da simples idéia de pensar que a conhece. Mas sim, a de entendê-la na alma. Poís na riqueza todos riam, mas e na miséria? Seria fácil encontrar risos?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário