Páginas

Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2011

Empreendimento sustentável


                                                              
O planeta possui em sua composição 97% de água salgada, e os demais 3% restantes dividem-se entre rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras inacessíveis. O que resume a tamanha importância dessa sublime substância para a humanidade . Uma vez que, a mesma é responsável pelo seguro de bilhares de vidas sob o planeta, no entanto, dependendo de cuidados, pois tudo um dia pode acabar.
Contudo, muito se desperdiça cotidianamente, o que a torna ainda mais escassa, pois há uma grande incompreensão da população a esse respeito. Despejando vidas através da ignorância, sem perceberem que os principais afetados serão os próprios futuramente. Deixando um legado negativo para a geração futura que dependerá da atuação do presente, pois a falta de precaução atual os tornará os coadjuvantes da chacina desta riqueza de valor incalculável.
Contudo, a modernização e o aumento populacional vêm sucumbindo essa importância e tornando a sua escassez cada dia maior, ostentando a sua decadência. Pois ao pensar que, enquanto a tem, não há motivos para assombros, erram mortalmente. Ao deixar torneiras pingando, mangueiras regando sem necessidade, chuveiros vazando, despejando lixos nos rios, projetos presunçosos com uso de agrotóxicos em beira de rios, onde após as enchentes acabam se misturando ao mesmo, transformando o azul doce em veneno letal, etc. Destruindo uma das principais essências da vida, pois a falta de cuidados para com a mesma os cobrara um preço altíssimo no decorrer dos anos.  
Uma iminência fácil de se enxergar, pois esse ouro de valor inestimável pede socorro no presente, porém a humanidade implorará a sua existência e sabor no futuro. Sobretudo, enquanto a tempo, vale cuidar e regrar para usá-la a seus favores, através de técnicas sustentáveis no intuito de evitar o desperdício. Fechando torneiras, diminuindo o tempo do banho, recapitulando a água que já foi usada para reaplicá-las em outras situações, criando sistemas de capitação de água da chuva, não a poluindo, dentre outras.
Contudo, valorizando tamanho tesouro, pois muitos países e cidades vivem secas diárias; uns esperam chuvas que não vêem, outros migram ao seu encontro e alguns morrem de doenças decorrentes do compartilhamento de águas sujas com animais por não terem como pagar por ela. Enquanto, muitos padecem e não a têm, milhares a desperdiçam todos os dias agindo erradamente e não percebem.
Sobretudo, a visão de futuro tem que ultrapassar a cegueira do presente, a fim de proporcionar melhoras no sistema de água e utilidade da mesma, usufruindo de um papel sustentável para futuras gerações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário