Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Evolução Tecnológica


                                                                  Contribuição incontrolada

A tecnologia vem evoluindo de maneira incomparável no planeta. Pois, sua maior característica é crescer e abranger todos os setores existentes das nações. Tornando-a cada dia a maior concorrente de todos os tempos, uma vez que a mesma tem usufruído de papeis quase absolutos na vida do ser humano. Ocupando um espaço difícil de ser invadido por outra área que se possa imaginar, pois a mesma esta presente a todos os lados e lugares.
Sobretudo, tornado a vida do ser humano mais fácil de ser administrada, pois os mesmos se acomodam ao fato desse desfruto vicioso. Uma vez que a invenção se responsabiliza por atos que outrora era de seus feitios. Contudo, à base dessa elevação cibernética, o mundo se encaminha a um patamar onde é preciso acompanhá-la para sobreviver, pois a própria tem mostrado ao longo dos séculos o porquê de sua contribuição na vida humana.
Períodos de marcos nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos como no caso de Roma que já produzia seus armamentos como espadas, lanças e as Neurobalísticas; a incrementação do telescópio por Galileu Galilei para o estudo das estrelas e os planetas; Portugal com seus investimentos em melhores navegações marítimas (Escola de Sagres); a Inglaterra que foi uma das pioneiras no transporte de maquinufaturas para o território brasileiro quando ocupado pelos portugueses no período colonial; os Estados unidos, que enriquecia em maiores proporções através da venda de armamentos bélicos e  modernos,  no período da 1ª e 2ª guerra mundial, o que preconizou indiretamente em evolução técnico-científico para a época.
Isto é, industrialização e a tecnologia se ampliam de modo assustador, inovando, renovando e evoluindo a todo instante, disputando o espaço somente consigo mesma. Como no caso dos computadores que, outrora, eram máquinas gigantescas usadas no período das guerras, hoje tornaram-se máquinas muito mais poderosas e miniaturalizadas ao ponto de serem carregadas para todos os lugares. Os aviões que se tornaram maiores e mais seguros; os carros que ganham o mercado em termos de conforto e tecnologia, dentre muitos outros, destacando uma das maiores invenções ocorridas em todos os tempos – a internet; que através de um clic é possível interligar o homem e o mundo dentro da rede, deslocando-o de um trecho a outro em frações de milissegundos e o informando sob todos os acontecimentos no planeta.
Contudo, a tecnologia é dona de poderes miraculosos que se solidificam a vida dos seres humanos, tornando-os seus aliados. Pois há sem via das dúvidas uma grande necessidade em aderir esses apetrechos e dar seguimento a essa modernização. Sobretudo, vivendo e contribuindo para com um  planeta rico em informações, porém pobre em saúde. Esquecendo-os que a vida precisa continuar de modo a não viver sob uma escravidão tecnológica, pois a saúde de muitos pagaram um preço alto por ocupá-la por inteiro em suas vidas. Uma vez que a falta de cuidados emocionais, psicológicos, relacionais, familiares, físicos cederam de vez aos caprichos dessa epidemia, transformando-os em meros loucos, doentes e problemáticos.
Portanto, para viver sob a evolução em um mundo cibernético, é preciso tomar certos cuidados através de limites traçados, para contribuir não só em termos tecnológicos, como também em saúde. 

"Ontem o homem corria o risco de ser escravo, amanhã de ser um robô" - Eric Troom

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desemprego



Será que a preparação é o suficiente?

Conhecido como um dos principais fatores responsáveis por grande parte dos sofrimentos em dadas nações; o desemprego se eleva ao ponto de desanimar a muitos. Uma vez que o seu crescimento distancia a cada dia muitos de conseguirem o que tanto sonham; trabalhar em pró de suas necessidades para viver.
A nação, por sua vez, sofre de maneira triste ao ver que as dificuldades aumentam de forma agressiva para os tais que padecem dessa necessidade. Pois milhares vivem na miséria por falta do mesmo. No entanto, o país através da política, costuma comemorar índices de crescimentos de empregos em estatísticas comparativas aos anos anteriores. Porém, mesmo com o aumento das indústrias, setores da construção civil, empresas tecnológicas, entre outros. É sabido que os tais são importantes para o desenvolvimento do trabalho, no entanto, é reconhecido que o mercado de trabalho é competitivo e exige ao mínimo a profissionalização de seus procuradores. Pois para assumirem tais postos precisa-se ser conhecedor das funções.
Em verdade isso é muito importante para a expansão profissional através de mão de obra qualificada, sobretudo, a viver sob disputas a uma vaga no mercado de trabalho que, por sua vez, é muito competitivo. Uma vez que, jovens disputam essa batalha com senhores desempregados facilitando assim o que seria o primeiro emprego para uns, enquanto para outros uma luta a busca da sobrevivência de suas criações. Pois, muitas empresas hoje em dia não só exigem uma especialização, mas também apostam na idade – no futuro do país através de seus jovens. Ou seja, não obstante, o pai de família precisa ultrapassar mais essa barreira; a barreira da juventude.
Portanto, é de suma importância que os jovens atuem no mercado renovando e inovando, pois as necessidades de empregabilidade se direcionam a todos independente das idades. Pois cursos federais são oferecidos a cidades com números de habitantes proporcionais à sua estrutura. Mas onde mais há profissionais, maior a concorrência no mercado de trabalho, no entanto, assim é o patamar da vida; viver em meio as disputas, pois muitos são os desempregados que procuram a todo instante uma vaga e não a encontram mesmo com suas formações profissionais as dificuldades são seus maiores obstáculos.
Pois como se não bastassem os resultados negativos de dias corridos, ainda há uma das maiores barreiras que por toda vida ocorreu e jamais deixará de ocorrer, que são os chamados apadrinhamentos, nepotismos, amizades etc. Que são responsáveis por grande parte dos esperdícios de profissionais que atuariam no mercado através do conhecimento técnico, em vez da amizade ou preferência política para outrem que nada conhece a respeito da função a qual foi destinado. Porém é da família ou amigo!
  Contudo, mesmo sabendo das disputas no mercado, essas são estatísticas sob áreas que possuem ao mínimo o direito de muitos conseguirem uma profissão. Mas, e aqueles setores mais carentes considerados praticamente como esquecidos, onde muitos passam grandes necessidades de sustento, sem terem nem mesmo o que comer como; mães que colocam seus filhos para dormirem todos os dias mais cedo a fim de lhes enganarem o estômago; crianças que passam meia parte dos dias na escola não por estarem interessados em conhecimentos, mas em um minúsculo prato de comida, que por sua vez, não é o bastante para manterem suas forças em dias. Isso sem contar com os vários aspectos existentes e formadores da miséria em vários trechos existentes.
Pois portas não se abrem, políticas enriquecidas não atuam como deveriam através da obrigação que têm, tornando esse quadro mais absurdo do que já é. Entretanto, muitos enriquecem, enquanto outros padecem por um simples prato de comida. 
Como pode viver as crianças de uma nação que não tem condições nem de se alimentarem, quanto mais de estudarem?Infelizmente nem todos conseguem virar grandes jogadores de futebol.
Contudo, há quem consiga através da coragem, mesmo em meio às dificuldades de abrirem seus próprios negócios. Porém, nem sempre isso poderá garanti-los o futuro, pois sabe-se que para o andamento de um empreendimento é preciso ir além da coragem, mas possuir modos de investimentos para sobreviver aos altos preços de mercadorias ou os absurdos juros adjuntos aos empréstimos e financiamentos. Isso quando consegue-se alguma coisa, pois tudo na vida é um risco; há quem ganhe, como também quem perca mais o que antes possuía.
Sobretudo, a informalidade aumenta ainda mais, impedindo milhares de contribuírem aos órgãos do governo como (INSS), no que seria a garantia de uma futura aposentadoria, mesmo que pouca, porém, uma aposentadoria. E vivem todos os dias tentando, mas sem saberem se o amanhar lhes será propício ou não. Preocupados, estressados, adquirindo problemas financeiros, psicológicos, emocionais e até relacionais, uma vez que as contas chegam, porém o dinheiro não aparece. Vivendo todos os dias sob o princípio da dúvida.
Portanto, é preciso que a conscientização seja  verídica por grande parte da nação, e que a atuação vá além das palavras, pois muitos precisam não só se especializarem para aderirem os conhecimentos necessários para buscar uma vaga no mercado de trabalho, mas também das ações dos que as oferecem em troca de “algo”. Pois nada vem de graça ou do acaso, nessa vida tudo tem o seu preço.  
Se muitos “príncipes” que esbanjam riquezas vivessem tão-somente um dia de “plebeu” na falta de luxo, ao lado da verdadeira miséria. Saberia que a mesma vai bem mais além da simples idéia de pensar que a conhece. Mas sim, a de entendê-la na alma. Poís na riqueza todos riam, mas e na miséria? Seria fácil encontrar risos?  


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Medo do medo




Por que temos medo? Que sentimento é esse? 


Sentimento de opressão, pois do tal forma-se uma sociedade retrancada , oprimida e amedrontada. Uma vez que milhares vivem a vida sob a guarda desse sentimento tornando-os seus aliados. Como se um batalhão recrutasse todos os dias uma série de indivíduos para o seu posto. O próprio não se importa em como será sua atuação em dada situação, ele simplesmente atua. Crescendo em formas, proporções, aumentando sua força e seu espaço dentro de cada um.
Surgindo em contraponto ao proceder humano com meios propícios a sua aparição. Sobretudo, tragando para si os seus submissos. Uma vez que casos diários tornam um ser oprimido e cada vez mais amedrontado. Tais casos são fatores que atuam em paradoxo com a vida, pois infelizmente fazem parte da mesma. Pois todos possuem em si o medo, seja qual o seu tipo. Exemplo; medo do escuro, medo de filmes de terror, medo de altura, medo de água, medo de fogo, medo de carros, medo de motos, medo de bicicletas, medo de guerras, medo das desigualdades, medo da pobreza, medo das misérias, medo da fome, medo de perder o emprego, medo de não pagar suas contas, medo de preconceitos, medo do racismo, medo da morte, medo de roubos, medo da falta de segurança, medo de doenças, medo de se apaixonar, medo de ficar só, medo de terminar um relacionamento, medo de perder alguém,  medo do passado, medo do presente, medo do futuro, medo de brigas na família, enfim. Poderiam ser citados enormes listas sobre tipos de medo, afinal de contas são muitos existentes.
No entanto, o próprio é atualizado a todo o momento sem mover-se. Porém, somente aguardando os resultados dos seus associados, que atuam em pró de seu crescimento por conta própria. Retribuindo-lhe com o que mais sabem fazer; terem medo. Enquanto o mesmo que, por sua vez, trata somente de desenvolver uma maior ruptura em cada um, com o propósito de prendê-los com maior força e impacto. Pois o tal sabe que se der espaço para conflitos contra si ficará mais difícil de segurar os que lutam contra o ele.
Pois, os que são presos ao próprio, são os que se entregam sem a menor tentativa de fuga dessa barreira obscura. Pensando assim que tudo acabou e nada mais poderão fazer para se livrarem do tal. Uma vez que muitos; dormindo ou acordados, ainda vivem acorrentados ao medo e a maioria das vezes não percebem a atuação traiçoeira do mesmo. Ou simplesmente, pensam estarem livres do tal, no entanto, continuam sendo seus aliados.
Contudo, o que se sabe é que muitos conseguem fugir das suas garras, porém, milhares ainda permanecem presos e agregados a ele. No entanto, a luta não acaba nem para os que tentam se safar como também para ele próprio que por toda a eternidade atuou. E a sua força é gigantesca, porém, não insuperável, pois grandes exemplos nos surgiram, sobretudo, é hora de cada um ser o  seu próprio exemplo. Pois no fundo todos temos medo, independente de que, mas sabemos que temos. Porém não significa vivermos entregues ao tal a ponto de sermos seus eternos aliados.
Pois as opressões sempre existiram e jamais deixaram de existir, porém, elas fazem parte do próprio sistema, no entanto, devemos lutar ao ponto de ultrapasar essa barreira através da coragem. Porque mesmo que para alguns essa característica seja pouca, no fundo todos a possuem.
Portanto, o medo sempre existirá de forma abrangente de geração à geração. No entanto, nunca será invensível quando decidir-mos encará-lo e fugir-mos das suas algemas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Confiança duvidosa



Confiar desconfiando

Sentimento singular, dor única, no qual um ser vive. Uma vez que o tal foi mais uma das vítimas que a mesma tem de costume fazer. Em verdade, sua característica é tão forte que é capaz de desmoronar uma estrutura sentimental de forma letal. Pois, a maioria das vezes a mesma atua de forma oculta, sobretudo, avançando em pró de um resultado desfavorável à sua vítima. Famosa, no entanto, humilde em dividir a sua fama com o cotidiano humano; a traição.
O mundo é repleto e infelizmente se completa com a mesma. Uma vez que o seu surgimento faz parte do início da criação da vida na terra. Onde o homem ao ser depositado em um belo jardim, limitado a não comer o que não deveria, aconselhado e orientado sob tal proibição, terminou comendo desse fruto proibido. Isso é considerado em sua essência em desobediência, no entanto, pode ser chamado traição, pois o mesmo traiu a confiança que outrora lhe era devida.
Dentre esse, muitos outros aconteceram marcando a história dos nossos antepassados. Destacando assim, alguns que hoje conhecemos através da própria história bíblica, como; a mulher que traiu a confiança de seu amante para descobrir o segredo de sua força sobrenatural; o Rei de Judá que mandou seu submisso para morrer em frente à guerra para que ficasse com sua esposa; outro rei que mesmo sabendo da ilicitude mantinha relações sexuais com a mulher de seu irmão; o homem que traiu Cristo com um beijo, enfim.  
São muitos os casos ocorridos, pois a tal atua de forma crucial e impiedosa para com os seres. Sem medir conhecimentos sobre sua expansão, ela simplesmente age, contrariando desejos, planos de vidas, etc. Transformando o que seria uma bela situação, em uma triste situação. A sua característica é tão forte, que há quem peça a morte, mas não há encontre.
Todos tentam fugir, lutam em busca de melhoras que possam torná-las distantes. Uma recusa, uma completa objeção, pois a sua abrangência é de fato assustadora. Sobretudo, a mesma estar presente nos negócios, nas escolas, faculdades, amizades, famílias, namoros, noivados, casamentos, enfim. Ou seja, para aumentar a sua força e continuar suas ações escrupulosas, ela precisa que o ser humano se relacione, independente de qual seja o seu tipo de relação, porém, que se relacione.
Contudo, ninguém estar ou mesmo estará livre da sua atuação. Quando somos os coadjuvantes da própria, pois todo ser possui os seus princípios e suas características. Seja pouco ou muito, mas possuem. Pelo simples fato de ninguém abaixo de Deus ser confiável. 
No entanto, o fato de todos possuírem na essência os seus princípios, não significa que venham a praticá-la, pois a generalização não faz parte da intenção. Uma vez que muitos passam todos os dias por ela, mas não cedem as suas vontades. Onde o desejo de aderi-la pode estar voltado a várias tentações, como; crescer profissionalmente ocupando o lugar de outrem; busca por melhoras financeiras; viver os “tempos perdidos”, etc.
Outros(a), infelizmente criam situações propositais a ponto de irem ao encontro da mesma, pensando ser bonito seus feitos e efeitos, sabendo o quanto ridículo isso seja. São homens e mulheres – vítimas e réus da suas próprias ações.
Sobretudo, assim mostra o principio bíblico sobre tal realidade, em que a confiança é algo que decerto não pode ser depositada a um ser seja ele (homem/mulher). Pois muitas são as prevenções e conselhos para os tais. Dentre os inúmeros destaquemos o que diz o profeta Jeremias por intermédio de Deus a respeito do homem; 17:5; Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Em outras palavras o próprio Deus adverte a humanidade a confiar somente nEle em vez de outro ser.
Como também a respeito da mulher nos é esclarecido em provérbios de Salomão; 
Capitulo 06; Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha etc.

Percebe-se a intervenção de Deus para com a verdadeira confiança na qual o ser humano deve prestar que é a Ele e não a um homem ou mulher.
Sobretudo, os relacionamentos são compostos sobre tais riscos.  No entanto, independente de se relacionarem ou não, nada justificará uma traição. Pois traição será sempre traição. 

O princípio da lealdade se faz sob um julgo confiável, porém, aqueles que vivem em contra-partida desses termos não passam de  meros traidores - p.c.s.s.