Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"VIDA"



O que é a vida para muitos? Por que tantas diferenças em relação à mesma? Por que muitos vivem bem, enquanto outros vivem mal. O que fazer para mudá-la? Por que essa batalha nunca tem fim? Existe uma formula mágica para resolução desse problema? 

 

Ao se tratar do termo “vida”, torna-se visível uma essência abrangente, recheada de inúmeras peculiaridades a respeito da mesma. Peculiaridades essas que levam um ser a questionar-se sobre diversas situações que ocorrem periodicamente na vida. Refletindo, tentando de certa forma encontrar respostas para suas perguntas. Referindo-se então, há fatores que lhes acompanharam e  acompanham durante anos. Sob pressões psicológicas, tornam-se réus de erros que acreditam serem só seus, e na verdade é sabido que nem em todos os casos o são. 
Portanto, questionam-se o por quê que tais realidades lhe são parceiras quase que inseparáveis. Não só tratando, por sua vez, da palavra "fracasso", mas sim sobre muitas outras características perpendiculares. Que, no entanto, consiste em alterar completamente o quadro de uma vida.
Pois, viver bem é uma dádiva, uma característica sublime que todos procuram como primeira instância. Afinal de contas quem não quer viver? E o melhor, viver bem? Embora essa seja uma pergunta que pareça surtir respostas positivas para a humanidade, ao mesmo tempo, possui seus efeitos negativas para muitos. Pois alguns vivem bem, outros vivem mal. Tudo isso, cabe-se há detalhes irrelevantes, ou seja, detalhes que não poderiam de forma alguma passarem despercebidos. Devido ao tratar essa irrelevância como  diferença. Até porquê nem tudo é definido pela palavra diferênça, pois em muitos casos, o ser humano é quem faz o seu próprio destino. Entretanto, traçando uma linha que possui duas direções; o bem e o mal.
Mas, existem coisas nesta vida que o próprio ser não é capaz de responder ao se tratar de caminhos opcionais, e até onde eles podem levar. Para tanto, sabe-se desde o berço que o caminho a trafegar, é o caminho do bem, do contrário a situação decerto não favorecerá àqueles cuja escolha fora oposta.
E acreditemos ou não, uma decisão é capaz  de mudar a vida de um ser de forma definitiva, seja para o lado bom ou ruím, tudo só depende de uma escolha individual. 
Contudo, os setores responsáveis pelo desenvolver humano são afetados, agindo em pró de uma transformação que caracteriza-se nos termos; psicologicamente, relacionalmente, fisicamente, emocionalmente, espiritulamente, amorosamente, finaceiramente, dentre outros. Pois todos visam, acima de tudo, viver uma vida irrepreensível, digna e solúvel. Porém, isso requer muitas vezes lutar contra si mesmo, ou seja, seu próprio ego. Sendo ainda,  o dever de acarretar com suas responsabilidades sociais. Num sistema onde a desigualdade e o preconceito atuam como fronteiras ilimitadas. 

Entretanto, tais veracidades são as responsáveis pelo decorrer cotidiano da humanidade. Que tanto se empenha em fazer o seu papel, mesmo que para si, mas o "seu" papel em uma sociedade diferencial.
Questionando e buscando, através de;
Lutas - que são as chamadas correrias diárias. Preparando os solos de suas vidas à base de batalhas congruentes, afim de uma pré estabilidade para a garantia de um futuro precavido.
Oportunidades - que atuam como portas que se abrem para uns, porém, fecham para outros.
E barreiras - que são as muitas que nunca deixou e jamais deixaram de existir na vida de um ser.
Para tanto poderiam ser as respostas para concluir tais questionamentos, por exemplo: O índice de desemprego nas capitais, grandes e pequenas cidades que, por sua vez, são responsáveis por inúmeras tristezas, misérias, confrontos e transtornos entre a população.
 A desigualdade, responsável por situações conturbantes dentre uma sociedade em determinado país. Atuando em todos os sentidos. Afastando muitos de direitos lutados e almejados durante anos em suas vidas. Sendo-os de certa forma obrigados à cederem um espaço que seria seu por direito a outros que nada tenham a vêr  com o mesmo. Prevalecendo os famosos “QIS”, aqueles que vivem sob um velho empurrãozinho, ou os nepotistas, agentes que às vezes mesmo sem nenhum tipo de diploma ou reconhecimento profissional, acabam atuando nos governos de acordo com o apadrinhamento político.
O desrespeito - que por sua vez, vem agindo em pró de uma civilização oprimida, amedrontada e de certa forma desiludida. Uma vez que o mesmo é autor de diversas frustrações como; confusões, baixarias, intrigas, mentiras, traições, separações, homicídios, furtos, dentre outros. E tratar esse impasse tem sido uma difícil tarefa a se cumprir, pois  a sociedade em geral é vítima dessa guerra que nunca teve de fato uma solução. Tudo devido as ações da própria humanidade que se preocupa somente em alimentar o seu ego, satisfazendo e prevalecendo o seu eu.
E como percebe-se, a mesma só tem aumentado o seu quadro de perguntas, em vez de adquirir as respostas cabíveis para tais questionamentos. Contudo, falta o cumprimento de ações por parte dos maiores responsáveis sob dada realidade no contexto social. Os sistemas governamentais, que tanto oferecem, porém inúmeras vezes ficam tão somente há deriva. Entretanto, números têm sido altamente elevados sob dada população onde a realidade é sucumbida por assuntos egocêntricos, enquanto a transparência é visível sob uma sociedade nítida. Onde o poder faz sua ação transparecer, para assumirem o papel de investidores abertos, uma vez que tais situações enriquecem seus currículos políticos.
No entanto, é preciso haver uma política de vida fundamental para com todos os cidadãos, pois os mesmos são os necessitados por melhoras, todos, independentes de classe ou nível social, todos possuem o mesmo sonho. O sonho de uma sociedade justa e respeitosa onde todos possam viver tranqüilamente. E oferecer um bom padrão para seus filhos e netos, através não só de uma boa educação e segurança, mas sim através de um país onde prevaleça à igualdade e a reciprocidade entre ambos.

Pois, fala-se tanto em respeito, educação e igualdade. Porém, o sistema permanece desrespeitoso, mal educado e desigual em diversos setores da nação.

Um comentário:

  1. É infelizmente, esse é um sonho que a meados dos séculos passados continua somente um sonho. Pois a realidade é um fato difícil de se alterar, devido à inúmeras barreiras, sendo as taís prevalecedoras há muito tempo. E isso não diria ser uma tarefasó por parte dos governos, mas por todos nós cidadãos, que precisamos juntos derir mais o amor e o respeito para com o próximo.

    ResponderExcluir