Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O POLICIAMENTO E A SEGURANÇA DO CIDADÃO



O policiamento e a segurança do cidadão 

           Uma enorme calamidade vem evoluindo de forma alarmante e predominante nas metrópoles, grandes e pequenas cidades, seu nome; violência. A mesma não difere classe, cor, raça, origem ou sexo. Contudo, causando um sentimento único na sociedade; o medo.
          Pois, o índice aumenta a cada instante, assustando assim, o pai de família, o adolescente, o estudante, o trabalhador que precisa acordar cedo para ir ao trabalho, mas não sabe se volta, ou mesmo, se não será assaltado em meio ao caminho, ou seja, a população vive um verdadeiro caos neste requisito. No entanto, entes governamentais que se dizem “preocupados” com a situação da segurança para com os cidadãos brasileiros, propõem medidas de certa forma cabíveis, porém não confiáveis.
           Ao se tratar de aumentarem o policiamento e a vigilância nos centros das cidades. Entretanto, expondo e entregando a sociedade nas mãos de alguns indivíduos incapazes se quer de defender a própria vida. Sobretudo, por falta de capacidade e responsabilidade para assumirem tais funções, acabam até se consolidando ao mundo criminal e, a viverem uma vida de maneira repreensível e totalmente contrária ao que deveria ser de fato o seu verdadeiro padrão.
            Todavia sabe-se, da importância da proteção, mas da maneira em que as coisas estão sendo encaminhadas, o país estará realmente seguro ou ainda mais amedrontado? Os jornais, por sua vez, mostram em suas matérias cotidianas a participação de policiais em tráficos, assassinatos, espancamentos, roubos, seqüestros e toda sorte de crimes perversos. Como o caso que ocorreu no mês de julho de 2010 com o filho da atriz Cissa Guimarães, que morreu atropelado em um túnel na cidade do Rio de Janeiro, vítima de tamanha imprudência de jovens de classe média que disputavam uma corrida, onde a corrupção de policiais facilitou a fuga dos indivíduos.
           Por isso, é necessário haver medidas severas para punir de fato todos os envolvidos nas corrupções e facções criminais, além de somente abrirem ouvidorias e simples processos administrativos, visando à permanência dos mesmos em seus postos.
           Contudo é sabido por todos os cidadãos que a função da segurança é garantir a proteção dos moradores nas cidades e comunidades, ao contrário de agredi-los, roubá-los ou matá-los.
          Pois, a segurabilidade da vida de um ser depende não só do cuidado do mesmo. Mas também daqueles há quem a justiça separou e predominou tal função. Pois cidadãos estão cansados de viverem como prisioneiros e merecem sim o respeito mútuo e a proteção devida em vez do medo.

Um comentário:

  1. O que podemos vêr. É uma falta de responsabilidade e compromisso por meio daqueles a quem esperamos boas ações. Pensando-nos estarmos seguros e, no entanto, esquecemos que nem aos mesmos devemos confiar, sabemos que há falhas em todos os sistemnas. Mas é preciso haver correções exemplares, para que nós cidadãos civilizados possamos desfrutar de uma segurança o tanto desejada, porém por direito que temos.

    ResponderExcluir