Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

O Nascimento




Arquitetura esplêndida, porém, não valorizada

A meados de 4,5 bilhões de anos atrás nascia a maior escultura eterna que já pode existir no universo; o planeta terra. Formado através de ações um tanto amedrontadoras e arrasadoras, no entanto, perfeitas para o seu surgimento e formação.  
Foi de fato, a ação mais importante de toda a história da galáxia, com esplêndidos e magníficos fatores o mesmo se compôs. Através de uma preparação paciente, sobretudo, bem detalhada, maior edificação universal, ou melhor, a maior e mais perfeita de todas as criações estruturais que a humanidade pode hoje ter conhecimento. 
Segundo a ciência, no período no qual dera início esse marco histórico, tudo começa a partir de uma explosão – alguns a encara como a teoria cosmológica do tão famoso big bang - responsável pelo o surgimento do universo. Onde calculam que tais condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.
Sobretudo, dando ênfase a uma fase esplêndida; a fase do principio universal, onde gigantescas formas físicas passam a dividir o universo. Em plena formação, aumentava-se a sua expansão, pois muitos foram os astros, estrelas e planetas que o ocupavam. Tantos que até aos dias atuais a ciência em plena fase de tecnologia moderna ainda não foi capaz de descobrir os inúmeros outros existentes que de fato ainda não provaram suas existências. São vários, alguns descobertos através de telescópios de grande alcance. Porém, muito nesse ambiente misterioso ainda não foi revelado.
Mas o que se sabe é que algo marcante aconteceu, e a sua prova é toda a galáxia recheado de bilhões de planetas e muitas outras peculiaridades, como as bilhares de estrelas que o completam. Se porventura a ciência e a religião são aliadas ou andam em contrapartida, não convém contestar, o que se deve ser relatado é o fato que realmente algo incomum aconteceu. E todos somos cúmplices desse surgimento, uma vez que somos os maiores beneficiados por tal.
Dentre todas essas maravilhas descobertas e ocultas, vale ressaltar a importância daquela a qual somos devedores, e nada que façamos poderá pagá-la por todos os seus feitos importantes e gratuitos; a terra. Essa maravilha é verdadeiramente a maior e mais bela de todas as obras, pois a mesma ao surgir foi tão delicada em sua formação e transformação que se definiu de forma perfeita. Pois novamente vale lembrar um pouco das explicações da ciência que, através de seus estudos precisos, tem de fato contribuído para as inúmeras perguntas que nos acompanham.
Contudo, para ao mínimo exemplificar o que relata a mesma sobre a formosura desse magnífico planeta em que habitamos. Diz-se, que muito ocorreu para o seu nascimento, como; bombardeios de meteoros para o inicio de sua formação física, assim como a idéia em que foi preciso o surgimento de outra gêmea, na qual teve um papel importante para a evolução da atual. Onde um choque entre ambas foi necessário para o aumento de seu núcleo, pois através dessa ação a mesma absorveu boa parte da outra, que ao mesmo tempo se espalhou pela galáxia tendo outras importâncias para o quadro universal.
Daí por diante, começa um quadro mutante, período esse em que o planeta passou por um processo evolutivo, onde se expandiu em tamanho, e gases se acumularam devido à sua inexplicável temperatura. Gases que outrora desempenharam o maior de todos os papeis nesse processo, dentre ambos, destaca-se o dióxido de carbono CO2 que atuou e atua como um dos principais responsáveis pela vida na atmosfera, pois através dessas ações de levantamento de gases saídos da terra é que surgiu a camada de gases insípidos e incolores, que além de nos proteger, nos permite viver.
Contudo, após os gases liberados pelo mesmo e a formação da camada de ozônio. Houve o período de resfriamento, chuvas que duraram milhões de anos em conjunto com todo o processo natural surgindo os rios, lagos etc. Mas não foi o suficiente para preencher os quase 100% de água existente no mesmo, contudo, com a colisão entre a terra e um gigantesco meteoro de gelo que carregava água internamente, acabou banhando-a completamente, formando o que hoje conhecemos como; oceanos.
Neste ínterim, o mesmo não parou, mas sim continuou o seu processo de formação. Como no caso da pangeia – que segundo a teoria continental era o único território no planeta na era mesozóica durando em média 200 a 540 milhões de anos até que os movimentos das placas tectônicas o separou em partes, formando os continentes, enfim. O mesmo tinha o controle de tudo desde o seu nascimento. Até mesmo os seus movimentos; rotação e translação, onde o próprio gira em torno do seu eixo e em torno do sol, com a função de manter estáveis as estações do ano, a natureza, os dias e noites, entre outros.
No entanto, essa naturalidade que tem trabalhado em pró do benefício do mesmo hoje vê-se ameaçada, pois quantidades absurdas de agressões humanas surgem repentinamente como; gases em grandes proporções lançados à atmosfera, alterando o equilíbrio natural, criando assim um buraco na camada de ozônio.
É de fato um desperdício e incompreensão para com a nossa terra. Pois, foram muitos os fatores responsáveis pelo o nascimento e evolução espetacular da mesma, sendo que todos tiveram o seu papel.
Tudo se pensou, até nas cinco camadas protetoras da terra; Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera, onde ambas possuem suas funções primordiais para a nossa sobrevivência, desde as condições climáticas, raios solares elevados, desintegrações de meteoritos, entre outros, a nossa proteção.
Sobretudo, a terra é qualificada até como sortuda, pois outros planetas e estrelas participam de seu ciclo como; o Sol que na distância correta ilumina e atua em pró da estabilidade da vida na terra, a lua que dentre suas funções, nos da luz natural todos os dias através do sol, e júpiter com o tamanho 300 vezes maior que a mesma, que atua atraindo para si os gigantescos meteoros que em meados de cada 10 anos o bombardeiam. São meteoros que seguiriam de encontro ao planeta terra, contudo o seu gigantesco campo gravitacional os atraem, são meteoros de aproximadamente o tamanho da própria terra. Onde de fato a mesma não resistiria. Dentre outros com suas importâncias para com a terra.
Ou seja, o nosso planeta é verdadeiramente singular e especial, pois tudo no universo tem conspirado ao seu favor. Portanto, muito se deve ao cuidado para com o mesmo, porque é visto que o universo faz o seu papel para permitir o seu contínuo e prolongado tempo de vida. Porém, a humanidade, maior beneficiária desse trabalho é quem menos tem se mostrado preocupada para com o mesmo. Esquecendo-se que, os verdadeiros necessitados para viver são os próprios. Pois, o planeta tem passado por grandes evoluções desde o seu surgimento que algo a mais talvez não seja o suficiente para abalar a sua estrutura ao ponto de destruí-lo.
Mas e a humanidade? Será que resistirá às proporções de suas ações? Será possível suportar temperaturas elevadas o bastante, capaz de não haver vidas nenhuma? Porque um dia o planeta foi assim; sem forma e vazio, porém, viveu e evoluiu. Já o ser humano é limitado a mínimas situações e necessita do mesmo para sua evolução.  
Se soubéssemos valorizar o que mais temos de precioso, não estaríamos passando por situações tristes e devastadoras como as ocorrentes diariamente através das nossas próprias ações

terça-feira, 19 de abril de 2011

Visita inesperada



Fim da vida humana

Termo forte e difícil de lidar, pois ninguém gosta se quer de comentar, é uma verdadeira objeção. Uma rejeição de fato até compreendida, afinal de contas, mesmo havendo quem diz não temê-la, não há uma preparação para aceitá-la. O seu princípio já a torna diferenciada de qualquer coisa que possamos ao mínimo tentar imaginar.
Seu termo se resume em intenso sofrimento, grande dor e angústia, pois infelizmente essa é a sua maior característica; causar sentimentos incapazes de serem entendidos. No entanto, sabemos da sua existência e que o mínimo que todos podemos, é nos conformar-mos com o inconformável. Pois a sua breve visita deixa marcas para o resto da vida dos entes familiares que por direito não se conformam com a tal. Afinal de contas, todos os seres vivos foram criados com intensas funções, onde destaca-se o princípio da vida, do mesmo todos vivem e desfrutam do que o mundo pode oferecer, no entanto, com máximos cuidados possíveis. Pois, a mesma não só surge de forma natural, ou seja, com o tempo de duração pré-determinado, mas sim, quando a invocam antes do tempo.
Poderia ser uma sublime dádiva vivermos todos com o período determinado por Deus. Embora, mesmo sabendo-nos que a vontade dEle não é a que morramos antes do tempo, mas sim, a que possamos viver para ao menos tentar-mos compreender inúmeros ocorridos neste sistema planetário, sobretudo o principio e fundamento da criação. Na qual, tudo fez o Senhor de forma esplêndida e gloriosa, oferecendo assim a vida para ambos os seres.
Entretanto, ações diferenciadas do padrão decidido pelo Senhor tem alterado o quadro dos acontecimentos que poderiam ser propícios à vida. Pois, o mesmo tem sido quebrado desde a aliança entre Deus para com o homem através do que mais o tal sabe fazer; desobedecer! Período em que firmava-se sobre a terra a completa obra criativa do Senhor, em que o próprio apostou por achar uma dádiva ao ver que de suas mãos nasceu uma obra esplêndida; a vida. O homem e todas as espécies de animais.
No entanto, limites foram estabelecidos para com os seres, independentes de quais, todos possuem limites sobre a terra. Onde tudo começa com uma linda palavra; vida, entretanto, termina em outra contrária; morte. Todavia, é lindo vermos algo nascer (viver), sobretudo, horrível vermos desaparecer (morrer).
Mas, como seres racionais somos cientes dos fatos, ou seja, sabemos que nascemos, crescemos e infelizmente morreremos, todos sem exceção. E a tristeza passa então a fazer parte do cotidiano de muitos, pois, por mais que a mesma seja amenizada, ela jamais será esquecida. 
A causa para tal visita horripilante surge por diversos fatores na vida de um ser; doenças, má alimentação e não obstante, a perversidade que atua de forma acelerar a sua chegada. Onde homens pensam ter o poder e o direito de estipular o tempo de vida de outrem. Coisas que só a Deus pertence.
Contudo, o que mais precisa-se neste mundo é da misericórdia do Senhor para com todos, pois quando a visita na qual nenhum espera aparece é que percebemos o quanto somos frágeis e não passamos de mínimos grãos de terra em que um dia passará um forte vento, e não restará nada. 
Podemos no mínimo lutar-mos todos os dias a fim de prolongar-mos os nossos dias abaixo do sol, no entanto, é sabido que essa visita importuna surgirá para todos que vivem sobre esta terra.
Sobretudo, todos precisam saber que Deus nada fez em vão e tudo passará, mas é preciso estar com Ele para dividir cada momento sobre a terra, através do reconhecimento de que precisamos dEle, pois sem o autor da vida não há vida.
Contudo, a autora da visita de maior desagrado existe e atua de forma incomparável não diferindo raças ou riquezas, porém simplesmente atuando. Seja onde for, esta forma abstrata (imaginária), estará se tornando cada vez mais concreta (real). E das suas mãos, só Deus poderá livrar vidas. 


Gravidez na adolescência



Os cuidados com a prematuridade

O mundo é composto por bilhares de pessoas, estima-se aproximadamente 7 bilhões de habitantes no planeta, segundo dados do censo. Sendo que boa parte desta estatística estão voltadas as crianças, devido ao grau de natalidade aumentado em determinados países, estados, cidades, interiores enfim.  Significa que, inúmeras vidas vêm surgindo ao planeta, preenchendo mais e mais esse território.
No entanto, tais espaços têm sido sucumbidos por obstáculos que em decorrer do caminho vem agindo em pró de ações maléficas. Uma vez que, em alguns casos os mesmos responsáveis por tais crescimentos populacionais (homens/mulheres), infelizmente estão transformando o que seria o início para a vida, em fim da mesma. Pois, todavia ocorrências surgem no cotidiano sobre mortes de crianças recém-nascidas, tentativas de homicídios e abortos. Advindos muitas vezes de uma gravidez inesperada ou mesmo falta de apoio familiar, entre outros, o que não justificaria jamais tais atos de covardia para com àqueles que nada têm a ver com as ações conturbantes e desprecavidas dos responsáveis.  
São números que não param de crescer, pois o que antigamente acontecia sobre um relacionamento era o respeito, a espera, o tempo certo para o firmamento de uma união, onde filhos eram criados pelos próprios pais. Não que hoje não o sejam, mas é claro e evidente que mesmo em um século como este, período onde muito tem se evoluído em meios modernos, infelizmente também a evolução sexual tem aumentado bastante o seu quadro de forma desproporcional. Não significa que a mesma não deveria crescer, pois tudo evolui, mas sim acompanhá-la com precaução, conhecimento e responsabilidade.
Todavia, sabe-se da importância que seria viver sob um sistema no qual houvesse espaço para todos, mesmo no caso de menores necessitados de emprego para um sustento familiar. Mas, as dificuldades são grandes e a tendência é piorar, por isso, lugar de crianças e adolescentes é na escola traçando suas metas para um futuro precavido em vez de inesperado. Vivendo como muitos hoje vivem a base de dificuldades para sustentação ou simplesmente entregando seus filhos nas mãos dos avós devido a falta de condição financeira ou mesmo a incapacidade de educar, sendo que os próprios ainda não o são.
Pois, os índices comprovam que crianças de hoje, são mães de crianças hoje mesmo, ou seja, muitos estão se distanciando de sonhos devido à imaturidade. A gravidez precoce é fruto muitas vezes da falta de um acompanhamento familiar, uma educação que outrora eram dadas pelos os pais e os filhos seguiam à risca os seus conselhos. No entanto, a população tem crescido, porém de forma não um tanto controlada no que se refere à idade média para uma formação escolar, gravidez em tempo um tanto mais adequado, uma vez que crianças de 12, 13, 14 anos que mal cursando o 1º e início do 2º grau, hoje se tornam mães prematuras.
Sobretudo, vivendo um padrão de vida contrária a qual sonharam um dia viver. Uma vez que a entrega à vida sexual se torna algo bem ativo e, conseqüentemente, perigoso. Se entregando a outrem de forma despretensiosa e sem um cuidado especifico, sem se quer pensarem no que pode haver após tudo isso.  Por isso, é preciso que métodos sejam não somente aplicados a propagandas, que por sua vez, fazem a sua parte, mas sim adotados pelos familiares dentro de suas casas. Pois é de  dentro das tais que os frutos são apresentados a uma sociedade, independente de bons ou ruins, ou seja, a educação começa do berço antes de ser exposta ao mundo lá fora. Contudo, melhores resultados podem ser apresentados quando se pensa antes de agir, principalmente ao se tratar de vidas inocentes que não pedem para vir ao mundo, porém após vindas, merecem por obrigação cuidados e bons tratos.  
No entanto, muitos nem mesmo tem pisado os pés em solo, pois as ações escrupulosas de jovens pais prematuros vêem obstruindo as passagens para o início do que seria a vida. São crianças jogadas em lixos, rios, porta das casas, quando sobrevivem, do contrário infelizmente os recém nascidos são mortos por verdadeiros monstros sem coração, que em vez de mostrarem que são verdadeiros homens/mulheres e assumirem seus fatos, suas responsabilidades, acabam agindo erradamente e se tornando réus eternos de suas ações.  
Viver sob um relacionamento não significa se entregar prematuramente ao mesmo ao ponto de surgirem os efeitos inesperados tardando assim o seu próprio desenvolver, mas sim aderir os cuidados possíveis ao se relacionar com outrem, incluindo em primeira instância  as idades, para que não jugue-as pelo resto da vida.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tempo



 
Acompanhá-lo ou subjugá-lo?

O tempo é o maior companheiro do ser humano. Pois queiramos ou não, todos andamos agregados ao mesmo, sem jamais fugirmos, nem mesmo nos livrarmos do tal. Há quem tente burlar meios para enganá-lo, porém percebem que enganam somente a si mesmo. Pois até para certas elaborações, mesmo sendo absurdas, necessitam do mesmo, pois, só através dele é que pensamentos, idéias e planos podem ser definidos.

Assim como diz um famoso ditado popular; devemos dar tempo ao tempo. Porém, mesmo em meio à veracidade da mesma, é sabido que tudo ocorre ao seu devido tempo, no entanto, não significa que acontecimentos não venham a surgir em decorrência de um encontro com o mesmo. Ou seja, quem almeja algo, precisa do tempo para a conclusão de sua realização, assim como o passado foi construído e constituído através desse arquiteto que faz os marcos acontecerem, deixando-os para trás, o mesmo também se responsabiliza pelos dados que causaram seu marco ao futuro. O que ficou, mesmo não sendo esquecido, ficou. Sobretudo, o que acontece no presente, tornara-se passado também. Sobremaneira, buscando alternância em dadas ações e situações, em pró de um futuro mutante, onde nada para de mudar, porém é certo que tudo virará passado. Porque o tempo, o tempo não pára, e aquele ao qual não se adaptar ao seu tempo, ficará parado, porém o tempo continuará, pois o mesmo não pára.
Muito se sabe, sobre as respostas que não vem em paradoxo com as perguntas. No entanto, o que é verídico é o que todos já sabem; que não encontramos as respostas para as nossas dúvidas a respeito das ações conturbantes e intrigantes do planeta. Porém, uma coisa é certa, que o tempo vem a todo instante acompanhado de suas peculiaridades, nas quais não sabemos, mas temos convicção que aconteceram, pois sempre acontecem.
No entanto, esse companheiro se atualiza a todo instante e espera que possamos acompanhá-lo nessa trajetória. Que mesmo às contínuas ações sem um prévio aviso, ele sabe que precisamos nos preparar a todo instante, pois o que ele mais trás em sua bagagem são as surpresas.
Por isso, esperar pra que? Se o mesmo continuará dando ênfase a um trabalho que não pode parar, somente seguir adiante. Sendo que não podemos desfazer o que foi feito, pois o mesmo não nos permite fazê-lo. Porém, abaixo do Sol e ao sentir a brisa dos dias, significa que podemos atuar em busca de uma alteração que possa nos favorecer, mesmo sem saber o resultado ao amanhecer. Pois, desfrutar do tempo, não significa obter seus poderes, e sim atuar como meros aprendizes do mesmo. Porque, decerto ele nos presenteia com algo de suma importância; a experiência. Pois, isso sim é o que sabemos concerteza que ele trará sem falhas, porque todas as falhas são decorrentes de nós mesmos e não do tempo.